Integrantes da Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa da Bahia (PGA) participaram, na manhã desta terça-feira (15), de evento promovido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para discutir a utilização de Inteligência Artificial na Advocacia Pública. O evento integrou a Rede de Diálogos com a PGE, que tem trazido ao debate temas relevantes para a sociedade e para melhoria da atuação dos órgãos públicos.
O ato teve como palestrantes o professor Miguel Câmara, procurador do Estado de Pernambuco, e a procuradora do Estado da Bahia Hanna Carolina Maia Tavares. A equipe da PGA contou com a presença procurador-geral da ALBA, Rafael Barretto, da subprocuradora Bianca Hilarião, do procurador jurídico Milton Correia Filho, da assessora legislativa da PGA Laura Baptista e das assistentes jurídicas da PGA Carolina Ferraz e Maira Carvalho. Todos elogiaram a qualidade do evento e registraram ter sido uma oportunidade de grande aprendizado sobre o uso da inteligência artificial (IA), que, segundo a Dra. Bianca Hilarião, é uma realidade no meio jurídico e de grande importância para administração pública.
Ainda de acordo com Bianca, “a Inteligência Artificial pode ajudar na estratégia e no acompanhamento de processos, na linha de defesa, na jurisprudência” e “no relatório e no compartilhamento do andamento de processos para toda a Procuradoria”, entre outras aplicações possíveis na Casa Legislativa.