A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (5), em todo o Brasil. A preparação para o exame é muito importante, entretanto, algumas dicas podem ser seguidas para ajudar os alunos a se saírem ainda melhor.
O professor de filosofia e sociologia Isaac Lago, de 41 anos, explica que os dias que antecedem a prova geralmente são marcados por um turbilhão de emoções, incertezas e tensões. Por isso, é necessário compreender que tudo o que já foi ou poderia ser feito, dentro das possíveis condições.
“Nos dias que antecedem o Enem creio ser necessário cuidar dos afetos, além de buscar amarrar alguns possíveis conteúdos que necessitam ser revisados. Não adianta achar que em breves dias aprenderemos tudo. Deve-se atacar os considerados conteúdos principais em virtude da recorrência, e manter uma rotina, que não negligencie o descanso e o prazer. A inteireza do ser não pode ser esquecida”, destaca.
Ler o edital – Outra dica é não esquecer de ler o edital da prova para conhecer os detalhes do processo. Documentos como o RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos), caneta esferográfica preta fabricada em material transparente, cartão de confirmação de inscrição, lanche e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo) também não podem ser esquecidos.
Para o sábado a dica é utilizar o dia para o descanso e lazer, além de ser um momento para se organizar e cuidar da alimentação. “Claro que cada pessoa, na subjetividade do seu existir, responde às circunstâncias de modo bem específico, mas acredito que o sábado é um bom dia para o lazer, claro, sem excessos. Presença de quem nos faz bem, uma boa série, ouvir música, uma descontração e, óbvio, descanso, pois a prova é uma verdadeira maratona e o cansaço físico e mental são grandes desafios. Um cuidado também necessário é com a alimentação que antecede a prova, não é dia de inovações gastronômicas, ao contrário, quanto mais regular, melhor”, complementa o professor.
Redação – Um grande desafio para os alunos que realizam o Enem é a redação, um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Segundo o Inep, o texto deve estar estruturado da seguinte forma: apresentação clara do ponto de vista e seleção dos argumentos que o sustentam; encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições desnecessárias ou saltos temáticos (mudanças abruptas sobre o que está sendo discutido); desenvolvimento dessas ideias por meio da explicitação, explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, de modo a justificar, para o leitor, o ponto de vista escolhido.
Ao final, o estudante deve apresentar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. “Uma observação que compreendo necessária é lembrar a importância de reler o texto escrito. Reservar um tempo para fazer esse exercício, pois quando relemos nossa redação, a chance de encontrarmos possíveis erros é bem maior. Fique atento à coerência e à coesão, cuidado também com as temidas falhas gramaticais” ressalta Lago.
Horários – O exame terá 5h30 de duração no primeiro dia e de 5h no segundo dia. O tempo mínimo de permanência na prova é de duas horas. No primeiro dia do Enem, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h, no horário de Brasília. No domingo seguinte (12), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.
“O ideal é que o aluno conheça o local onde fará o exame antes do dia da prova para compreender a logística de acesso, as instalações, o tipo de roupa mais confortável para o dia, que são pontos importantes”, orienta o professor.
Projeto IngreSSAr – Para auxiliar os alunos de 16 a 29 anos, pertencentes a famílias inseridas no CadÚnico, a Prefeitura de Salvador realiza o Projeto IngreSSAr. Trata-se de um curso intensivo preparatório para o Enem e pré-vestibular, 100% gratuito, que auxilia na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular, viabilizando o acesso de estudantes ao ensino, revisões e dicas sobre o processo seletivo para o Enem. Somente neste ano de 2023, 855 estudantes foram beneficiados com bolsas de estudos em cursinhos preparatórios da capital baiana, através da iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).