HomeEducaçãoProjeto “Cantinho da iDEIA” garante permanência de alunos com seletividade alimentar na...

Projeto “Cantinho da iDEIA” garante permanência de alunos com seletividade alimentar na escola

Com o objetivo de garantir segurança alimentar e diminuir os índices de evasão escolar na rede municipal de ensino, os alunos da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Periperi passaram a contar com um projeto especial desenvolvido pela professora e vice-diretora da instituição, Andreia Azevedo: o “Cantinho da iDEIA”. Trata-se de um setor especializado em atender crianças que enfrentam dificuldades no processo de alimentação ao longo da permanência na creche.

O objetivo do “Cantinho da iDEIA” é oferecer um serviço mais amplo através da Intervenção Diária Escolar para Inclusão Alimentar, garantindo o direito da criança em permanecer na escola em tempo integral com boas condições, mantendo a frequência escolar e o bem-estar.

Como professora readaptada, Andreia Azevedo buscou um “cantinho”, um espaço para trabalhar no turno oposto ao seu papel de vice-diretora, com o objetivo de ajudar a resolver questões alimentares das crianças da creche, mantendo-se, assim, envolvida nas funções do magistério e atuando diretamente com alunos, professores e famílias.

A iniciativa, lançada em março de 2023, atualmente faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, com foco na educação especial inclusiva, e atendeu cerca de 38 crianças durante o ano inicial, incluindo casos específicos. Já neste ano, 29 crianças foram encaminhadas ou estão sendo atendidas pelo “Cantinho da iDEIA”.

Aluno do 3º ano, o pequeno Joaquim é uma das crianças acompanhadas. Sua mãe, a dona de casa Lara Cerqueira, de 26 anos, explica os benefícios que a iniciativa traz para o filho e para toda família.

“São encontros maravilhosos onde temos muitas trocas positivas. Meu filho passa por dificuldades alimentares e esse projeto veio para ajudá-lo nesse sentido. Fora isso, o grupo nos proporcionou novas amizades, pois as mães se encontram aqui e podem trocar relatos e experiências, além de também nos aproximar da escola, dos professores e dos demais funcionários que acolhem meu filho de forma tão carinhosa”, disse Lara.

No grupo é possível tratar questões como adaptação escolar, restrições alimentares (intolerância à lactose, Alergia à Proteína do Leite de Vaca – APLV -, outras alergias e diabetes) e seletividade alimentar, que é uma característica frequentemente observada em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentre outras demandas.

Estratégia – Essas intervenções ocorrem diariamente no contexto escolar por meio de estratégias específicas para cada situação e criança, reconhecendo que cada ser é único.

“Mesmo quando as demandas são iguais ou semelhantes, as crianças são diferentes, e, portanto, as ações podem ter resultados variados em cada uma delas. O objetivo é garantir que todas as crianças, independentemente de suas diferentes necessidades, se alimentem adequadamente com as refeições oferecidas pela creche ao longo de toda a rotina. Isso inclui seguir o cardápio mensal sugerido e assegurar que as crianças façam as refeições juntas, em grupo, ao redor da mesinha”, explica Andréia.

O “Cantinho da iDEIA” conta com a participação dos seguintes profissionais: professora readaptada articuladora do setor, equipe gestora, nutricionista da rede municipal, professores, ADI´s, merendeiras e famílias. Estes desenvolvem ações como encaminhamento da criança ao setor “Cantinho da iDEIA”, caso ela apresente dificuldades alimentares após o período de adaptação.

A idealizadora do projeto ressalta ainda que, além de realizar ações voltadas especificamente para a alimentação das crianças, o “Cantinho da iDEIA” também contribui em outras áreas importantes.

“É um projeto que visa também a garantia do direito da criança a permanecer na creche em tempo integral, o acolhimento das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fortalecendo a parceria entre família e escola, bem como a criação de um campo de atuação alternativo para professores readaptados, dentre outros aspectos”.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments