O padroeiro do município de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, recebe homenagens de devotos na paróquia dedicada a ele, localizada no centro da cidade que está na Região Metropolitana de Salvador. Ao todo, são 415 anos de fé e devoção e, em 2023, a festa tem como tema central “Ide pelo mundo e proclamai o evangelho a toda criatura “ (Mc 16, 15).
O novenário, que acontecerá de 6 a 14 de janeiro, terá início sempre com a recitação do Ofício de Santo Amaro de Ipitanga, às 18h30, seguido da Santa Missa, às 19h, na Matriz. A cada noite os fiéis acompanharão a exortação a partir da Carta de São Paulo aos Romanos, que abordará a missão de todo discípulo de Jesus: proclamar com a vida e com as palavras o amor de Deus e os tesouros do Ressuscitado.
No primeiro dia da novena, 6 de janeiro, às 12h será celebrada, ainda, a Missa da Misericórdia; no dia 8, haverá também a recitação do Ofício de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h; Santa Missa dominical, às 10h, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; carreata e o evento “Feijoada do Amaro”, a partir das 10h. Já no dia 10 de janeiro, também acontecerá uma Missa, às 7h. É importante destacar que, embora nestes três dias aconteçam celebrações em outros horários, a recitação do Ofício, às 18h30, e a Santa Missa do novenário, às 19h, estarão mantidas.
No dia festivo, 15 de janeiro, a programação contará com a alvorada, às 6h, seguida da Celebração Eucarística pelos devotos, às 7h. Já às 9h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Missa Solene; e às 15h30 haverá procissão saindo da Comunidade São Pedro até a Matriz, onde acontecerá mais uma Santa Missa, às 17h. Os festejos serão encerrados com um show, na Praça da Matriz.