O 17 de novembro, ocorrido neste último domingo, foi instituído pelo Papa Francisco como o Dia Mundial dos Pobres. Para marcar esta data, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), a distribuição de refeições nos Restaurantes Populares Vida Nova dos Mares e de Pau da Lima, para pessoas em situação de rua, pobreza e extrema pobreza.
O secretário da Sempre, Junior Magalhães, destacou a parceria com a Igreja Católica para a realização de uma ação em prol de pessoas em situação de pobreza, extrema pobreza e vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua.
“Nós já realizamos um trabalho ininterrupto de domingo a domingo com acolhimento institucional, com o Serviço Especializado em Abordagem Social, entre outros, para proporcionar que essas pessoas tenham uma transformação de vida. E hoje estamos aqui nos restaurantes, ampliando as nossas atividades, em um domingo, mostrando que a gestão municipal continua atenta e preocupada em promover ações, e se aliar a todos aqueles que busquem promover o desenvolvimento para a população mais carente da nossa cidade”.
Cerca de 450 refeições foram distribuídas na tarde deste domingo. O cardápio escolhido foi cozido, acompanhado por feijão, suco e manjar de sobremesa. A iniciativa teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a prática de cada um de evitar o desperdício e a promoção de uma sociedade que tenha atitudes mais fraternas em benefício de pessoas mais carentes.
Elogiando o prato servido, Adilson Lima dos Santos, contou que frequenta o equipamento de segurança alimentar e nutricional de segunda à sexta-feira.
“Eu acho que o Restaurante Popular foi uma coisa boa que a Prefeitura fez. Eu era uma pessoa que estava em situação de rua. Consegui alugar uma casa, mas ainda me encontro em dificuldades, por isso eu venho almoçar aqui. Na realidade, é uma economia para mim. Achei a ação de hoje muito boa, conheci um pouco da religião Católica, hoje estou aqui participando desse projeto. Então, fico agradecido pela Prefeitura de Salvador e à Igreja.
Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, ressaltou que a parceria da ASA com a Sempre foi motivo de alegria.
“Todas as parcerias são muito bem-vindas. É sempre muito bom que trabalhemos junto. Especialmente, no que se refere a ajuda às pessoas mais necessitadas. A Igreja, com toda a sua experiência da prática da caridade, a Prefeitura, na sua parte de filantropia. Nós nos unimos em um mesmo ideal que é o de dar dignidade a todas as pessoas. Aproveito para agradecer essa parceria nesse dia e espero poder contar com a Sempre em outras opções. Quem sabe para o ano que vem, a gente possa ampliar mais ainda esta parceria, em benefício dos irmãos e irmãs mais necessitados”.