O deputado Pedro Tavares (UB) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues a reabertura da UPA de Plataforma, bairro de Salvador. Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa, ele argumentou que a UPA, situada na região do Subúrbio Ferroviário, é um importante equipamento de saúde “para milhares de moradores da capital”, especialmente das comunidades que mais dependem do atendimento público. Sua inatividade, afirmou, tem causado sérios prejuízos ao sistema de saúde local, sobrecarregando outras unidades e dificultando o acesso da população a serviços essenciais de urgência e emergência.
Para o parlamentar, a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento é fundamental para restabelecer a cobertura adequada na região, reduzindo o tempo de espera, melhorando a qualidade do atendimento e “proporcionando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde”. Além disso, continuou, a estrutura já existente possibilita uma reativação mais célere, com menor custo e maior eficiência.
Tavares finalizou o documento legislativo afirmando que “garantir o funcionamento pleno da UPA de Plataforma é uma medida urgente, que dialoga diretamente com o direito constitucional à saúde e com a necessidade de fortalecer a rede de atenção básica e de urgência na capital baiana”. Segundo disse, a população do Subúrbio clama por esse retorno, “que certamente trará impactos positivos para toda a região”.