Nesta segunda-feira, 8 de maio, Dia Internacional do Turismo, a primeira capital do país tem motivos para comemorar em relação ao setor. Logo após ter sido considerada o principal destino turístico do país, segundo levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Salvador também passa a ostentar outro importante dado para a atividade hoteleira.
Três dos quatro hotéis brasileiros certificados com a norma sustentável da International Organization for Standatization ISO estão situados na maior cidade nordestina e foram qualificados tecnicamente pelo Programa Capacita Salvador, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
O Qualitity Salvador foi o primeiro da Bahia e o segundo em todo o Brasil a receber a certificação. Além dele, o Mércure Boulevard e o Deville Prime também atenderam a todos os requisitos da norma sustentável internacional. A expectativa é de que nas próximas semanas outros hotéis qualificados pelo programa Capacita Salvador também sejam certificados.
O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirma que a qualificação dos hotéis soteropolitanos em sustentabilidade, através do Capacita Salvador, é fundamental. Para ele, o programa faz com que turistas e baianos sejam melhor atendidos, não esquecendo das questões ambientais, e fazendo com que cresça cada vez mais o índice de satisfação em relação aos serviços oferecidos na capital.
“Para além de todas características especiais de nosso povo e de nossa terra que fazem de Salvador um dos destinos mais procurados do país, temos também de desenvolver serviços de altíssimo nível, alinhados a padrões internacionais de qualidade e sustentabilidade. Para nós, isso é uma das nossas prioridades”, afirmou o secretário Pedro Tourinho.
O Programa de qualificação da Prodetur, vinculado à Secult, tem o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade do destino Salvador, através de um mecanismo de capacitação, qualificação e certificação.
O especialista em Certificação e Capacitação da Prodetur, Wagner Fernandes, afirma que, com o Capacita Salvador, é possível gerar mais oportunidades no turismo, com renda para a cidade, que se converte em benefícios para a educação e qualidade de vida, promovendo mais trabalho. “Isso só acontece quando os serviços são melhores e diferenciados, atraem mais turistas, mais oportunidades e só conseguimos isso com gente qualificada, melhorando os serviços”, disse.