Dois homicidas e um traficante foram capturados, em menos de uma hora, na tarde desta quarta-feira (17), após alertas emitidos pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP. As prisões ocorreram nos municípios de Salvador, Camaçari, na Região Metropolitana, e em Paulo Afonso, município onde a ferramenta está em fase de teste.
Com um alerta de 93,8% de similaridade emitido pela tecnologia, um homem procurado por homicídio foi alcançado na capital baiana. Ele foi abordado por policiais da 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Pau da Lima).
Outro homem procurado por crime contra a vida foi encontrado ao passar por um dos pontos monitorados na cidade de Camaçari, RMS. Flagrado com 94,3% de semelhança, o foragido acabou conduzido por equipe do 12º Batalhão da PM.
Ambos os criminosos foram levados à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
Cerca de 35 minutos depois, em Paulo Afonso, um homem com mandado de prisão expedido por prática de roubo e tráfico de drogas foi alcançado com mais de 95% de correspondência.
O traficante foi encaminhado à 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde teve o mandado validado e cumprido.
Com essas três últimas capturas, a ferramenta atingiu a marca de 374 foragidos encontrados ao serem captados pelas câmeras inteligentes. O projeto, implantado de forma piloto em dezembro de 2018 e ampliado para municípios da RMS em julho deste ano, está em fase de expansão para cidades do interior do estado.