Com o tema “Desafios e potencialidades da formação em serviço como estratégia de fortalecimento do SUS”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), promove o VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Aberto para gestores, trabalhadores e estudantes, o evento acontece nesta quarta (30/11) e quinta-feira (1º/12), no auditório da Universidade Ruy Barbosa (Uniruy), na Avenida Luís Viana Filho, 3172, Paralela.
O encontro que reunirá multiprofissionais, técnicos e diretores de diversas áreas da SMS, além do titular da SMS, Decio Martins, da subsecretária da pasta, Edriene Teixeira, e de Nésio Fernandes de Medeiros Junior, secretário da Saúde do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
“Saúde e Educação devem andar de mãos dadas, e esse grande evento pretende justamente debater e mostrar a importância dessa aliança, que certamente beneficia a toda sociedade soteropolitana”, destaca Martins.
A edição deste ano teve recorde de inscritos previamente, por isso, as vagas para estudantes e trabalhares externos já foram preenchidas. O VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, conta com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Uniruy e Unifacs.
Programação:
Dia 30/11 (quarta-feira)
Manhã
8h – Credenciamento
8h30 – Mesa de Abertura
9h30 – Conferência de Abertura
Tema: “Possibilidades e desafios nos processos de formação dos profissionais no SUS”
– Conferencista: Nésio Fernandes de Medeiros Junior (secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass).
Tarde
3h30 às 14h – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
14h às 17h – Mesa redonda: Lições aprendidas com as residências em saúde na organização dos processos de trabalho da assistência e da gestão do SUS: diferentes olhares.
Moderador: Augusto Vidreira (coordenador Coreme/SMS).
Residência de Medicina de Família e Comunidade (SMS Salvador) – Diego Bomfim (médico da família e comunidade e supervisor do PRMFC/SMS Salvador).
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com área de concentração em Planejamento e Gestão (ISC/Ufba) – Sara Cerqueira (sanitarista e coordenadora de Planejamento da Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão e preceptora de residência).
Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Uneb) – Gisele Lima (enfermeira da USF Arenoso e preceptora de residência).
Residência em Medicina de Emergência (SMS Salvador) – Felícia Lima (médica emergencista, coordenadora da Emergência do Hospital Municipal de Salvador e vice-supervisora do PRME/SMS Salvador).
Dia 1°/12 (quinta-feira)
Manhã
8h30 às 9h – PICS
9h às 12h – Mesa redonda: “Trocando experiências: iniciativas inspiradoras de residências em saúde”
– Moderador: Deivison Freitas da Silva (vice-coordenador do PRMFC/SMS Salvador; presidente da Abamefac)
– Modalidade: Videoconferência
Residências em rede – Olívia Bessa (Escola de Saúde Pública do Ceará).
Residência médica – Fernanda Lazzari (Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis).
Residência multiprofissional – Thaís Titon de Souza (Escola Municipal de Saúde Pública de Florianópolis).
Articulação de residências em saúde – Izabelle Câmara (SMS Salvador)
Tarde
4013h30 às 14h – PICS
14h às 17h – Apresentação de trabalhos
Eixos:
Apresentação de trabalhos/relatos de experiências na SMS Salvador (Educação Permanente em Saúde/ Estágios graduação e PET Saúde/ Residências em saúde).
Apresentação de resultados preliminares ou finais de pesquisas realizadas na SMS Salvador