HomeEconomiaSaiba qual o passo a passo para abrir uma empresa

Saiba qual o passo a passo para abrir uma empresa

Para aqueles que desejam iniciar uma empresa, mas se encontram perdidos sobre por onde começar, a consultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, Carine Oliveira, orienta sobre os passos necessários para efetivar a abertura de um negócio.

“No processo de inauguração da empresa, é essencial identificar a natureza jurídica à qual o empreendimento se vincula e as circunstâncias que mais se adequam às exigências do negócio. É importante destacar que a falta dessa orientação por parte de um profissional contábil pode acarretar diferentes prejuízos, incluindo impactos financeiros”, destaca Carine, que compartilhou o que fazer para abrir uma empresa:

  1. Construa um plano de negócio

Elaborar um plano de negócio que atue como um roteiro para iniciar sua empresa e, mais tarde, elevá-la a um nível mais avançado, representa o passo inicial no processo de inauguração de um empreendimento. Por meio desse instrumento, torna-se mais acessível estabelecer as diretrizes para o crescimento do seu negócio.

  1. Defina o formato operacional da sua empresa

Diversos modelos de negócios estão disponíveis, então opte por aquele que melhor se alinhe aos seus objetivos de expansão, atenda às necessidades dos seus clientes e possibilite maximizar seus resultados.

  1. Contrate um contador

O contador responsável explicará o processo de abertura da sua empresa e ficará encarregado de elaborar e emitir os documentos necessários junto aos órgãos públicos, além de oferecer as orientações e suporte essenciais para dar início ao seu empreendimento.

  1. Opte pelo modelo empresarial apropriado: MEI, ME ou EPP

Os formatos mais frequentemente adotados para empresas incluem: MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequena Porte). Portanto, o MEI representa uma categoria inicial, mais simplificada, porém com algumas restrições em termos de sócios, faturamento e equipe. Por outro lado, tanto na ME quanto na EPP, as possibilidades são mais abrangentes, permitindo a constituição do seu negócio de acordo com suas necessidades específicas.

  1. Elabore um contrato social

A criação do contrato social será responsável por estabelecer as participações de capital individuais dos sócios na empresa, além de definir as atividades operacionais, o modelo tributário, a distribuição de participação entre os sócios, entre outros aspectos fundamentais. Em seguida, é essencial verificar a disponibilidade do nome e do objeto social da empresa para a elaboração do documento. Posteriormente, o contrato social deve ser reconhecido em cartório e receber a assinatura de um advogado.

  1. Registro na Junta Comercial

O primeiro passo consiste no cadastramento na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado. A partir desse registro, sua empresa adquirirá existência oficial. Esse procedimento deve ser realizado antes da obtenção do CNPJ e, embora não conceda autorização imediata para o início das operações, é um requisito indispensável para avançar no processo de legalização. 

  1. Alvará de localização e funcionamento

O documento essencial adquirido no município é o alvará de funcionamento, sendo a aprovação definitiva que viabiliza a inauguração do seu empreendimento. Para obtê-la, é necessário demonstrar na sede da prefeitura local o cumprimento de todas as normas legais necessárias para a prática da atividade empresarial.

  1. Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais 

As aprovações das entidades de inspeção representam condições fundamentais para obter a autorização de operação. Essas condições são amplamente diversas e estão vinculadas ao setor de atuação, localização da instalação e, inclusive, ao porte da sua empresa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments