HomeCidadePrograma Maior Cuidado une saúde e assistência social para pessoas idosas até...

Programa Maior Cuidado une saúde e assistência social para pessoas idosas até fevereiro de 2025

Em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, participou do seminário de monitoramento do projeto piloto do Programa Maior Cuidado (PMC). Foram discutidos protocolos e alinhamento das ações de cuidados socioassistenciais e de saúde das pessoas idosas na capital baiana. A parceria para o desenvolvimento do programa conta com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Iniciado em setembro de 2023, o programa se estende até fevereiro de 2025.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da parceria intersetorial para apoiar as famílias no cuidado às pessoas idosas. “Estamos juntando duas secretarias – de Saúde e Promoção Social – entendendo a importância que tem o social na comunidade para orientar as famílias sobre como cuidar dos seus idosos. A ideia desse programa é unir esforços, formar campo de trabalho e desenvolver ações que garantam saúde e dignidade às pessoas da terceira idade”, afirma a secretária, ressaltando a importância da parceria com o Ministério da Saúde e demais entidades envolvidas.

Durante o seminário, no auditório Distrito Cabula/Beiru da Escola de Saúde Pública de Salvador, um encontro debateu os resultados obtidos até o momento no projeto de pesquisa e intervenção intitulado “Estudo e pesquisa da saúde da pessoa idosa”. O projeto tem como objetivo coordenar a implantação, monitorar e avaliar a efetividade do projeto piloto do Programa Maior Cuidado em Salvador.

“Nosso trabalho, desde o início do programa, tem foco em políticas que garantam a independência e autonomia das pessoas idosas. O idoso ativo, produtivo, é mais saudável. Assim, temos redução de internações hospitalares e institucionalizações desnecessárias, visando a melhoria da qualidade de vida e garantia dos direitos da nossa população da terceira idade”, apontou a titular da SMS.

Importância das famílias – Também presente ao evento, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, chamou a atenção para a relevância das ações do Programa Maior Cuidado na cidade. “Os resultados aqui mostrados evidenciam o quanto este programa é necessário. O envelhecimento e o aumento da longevidade da população já são um fato, então precisamos nos preparar para acolher e cuidar melhor daqueles que tanto contribuíram com a formação da nossa sociedade e estão hoje em situação de vulnerabilidade e risco social”, ressalta o gestor.

O titular da Sempre salientou ainda a importância das ações coordenadas envolvendo as famílias das pessoas idosas. “Não podemos esquecer que os parentes se tornam cuidadores. Por isso, capacitar as famílias, os técnicos dos equipamentos socioassistenciais e atuar em rede faz toda a diferença para o sucesso desta iniciativa, que pode inclusive se tornar uma política pública municipal”, pontuou Magalhães.

Além dos gestores da Saúde e Promoção Social, o seminário contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, colaboradores das pastas municipais e servidores da universidade parceira.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments