HomeSaúdeEm três dias de funcionamento, Upinha em Periperi tem média diária de...

Em três dias de funcionamento, Upinha em Periperi tem média diária de 100 pacientes atendidos

Entregue à comunidade do Subúrbio Ferroviário há três dias, a Upinha localizada na Rua Dr. Almeida, em Periperi, tem atendido uma média de 100 pacientes por dia. A unidade conta com estrutura moderna e equipe multidisciplinar composta por 36 profissionais. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que 4,5 mil atendimentos mensais sejam realizados, desafogando o atendimento da UPA Professor Adroaldo Albergaria, que fica na mesma via, a 400 metros da Upinha.

As novas instalações oferecem funcionamento 24h com a realização de consultas, exames e acolhimento para pacientes graves, que tenham demanda de internamento. O espaço é dedicado ao atendimento de pessoas com suspeitas de arboviroses (dengue, zika e chikunguya) e casos leves de síndromes gripais e respiratórias. Morador de Vista Alegre, o técnico em mecânica Felipe Santos da Silva, 37 anos, procurou a Upinha nesta quinta-feira (4), com fortes dores no estômago, febre e dor de cabeça.

Após esperar apenas 20 minutos, foi chamado para consulta com a médica que fez a prescrição para tratar um quadro de virose. “Muito bom mesmo o serviço. Adorei o espaço, não teve demora para o atendimento e os profissionais são muito atenciosos e competentes. O Subúrbio agradece uma estrutura de saúde tão boa como essa”, disse ao elogiar toda a nova estrutura.

Já o motoboy Joseilton Araújo Costa, 45 anos, teve o diagnóstico de dengue confirmado. Após passar por testes e exames, recebeu as orientações para tratar a arbovirose. “Estou com muitas dores no corpo, mas graças ao atendimento de excelência que recebi aqui, descobri o que tenho e vou para casa medicado e logo estarei recuperado”, disse o paciente, morador do bairro Rio Sena.

Sentindo fortes dores de cabeça e febre alta, a biomédica Marília Santana, 26 anos, também esteve na Upinha, nesta quinta-feira (4). “Tenho sintomas gripais desde a segunda-feira. Tive uma recaída de ontem para hoje e então resolvi procurar atendimento. Atuo na área e fiquei muito satisfeita com o que encontrei aqui, desde a recepção até o final da consulta”, disse a profissional de saúde.

Sintomas comuns – Segundo a médica clínica Flávia Almeida, os sinais apresentados por Flávia têm sido muito comuns na maioria dos pacientes atendidos na Upinha. “São quase todos casos de virose a arboviroses. Fazemos os testes de dengue, chikungunya e Covid para identificar e tratar corretamente. Então, para os pacientes com dores no corpo, na cabeça, diarreia, vômito e febre o indicado é buscar o atendimento para fazer uma avaliação médica”, orientou.

Para a coordenadora do Distrito do Subúrbio Ferroviário, Diana Fráguas, a Upinha tem sido um importante suporte para a UPA Professor Adroaldo Albergaria, que fica na mesma rua. “Quando o tempo de espera lá está grande, vão nos mandando os pacientes e a gente atende aqui. São unidades muito próximas e que estão prontas para atender os casos de viroses e arbovirose, então estamos dando esse suporte e melhorando nosso atendimento da rede como um todo”, explicou.

A unidade está pronta para atender casos de baixa e média complexidade. “Temos esquipe e estrutura completa. Fazemos consultas, raio x e ultrassons, além das testagens. Se verificarmos gravidade no caso, temos a sala vermelha para colher e também fazemos a regulação daqueles casos que necessitam de tratamento hospitalar”, completou a coordenadora.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments