Como parte das ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Guarda Civil Municipal (GCM) está com inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal para Mulheres. O curso, com carga horária de 20 horas, será realizado entre os dias 11 e 15 de setembro, no turno vespertino, na sede do órgão, na Avenida General San Martin, 734.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cprevgcm01@gmail.com ou telefone (71) 99911-7754. Com direito a certificado, a formação será dividida em dois módulos, com uma parte teórica e outra prática, englobando uma introdução sobre a legislação, incluindo a Lei do Feminicídio e informações sobre o combate à violência; noções de primeiros socorros e defesa pessoal na teoria e na prática.
“O curso de Defesa Pessoal abrange temáticas que despertam a mulher para os ciclos de violência, além de apresentar instruções sobre leis relacionadas ao feminicídio, noções de primeiros socorros e defesa pessoal na teoria e na prática. Com ele, as alunas tornam-se mais atentas para possíveis atos de violência e aprendem a se livrar de uma agressão física”, afirma James Azevedo, titular da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), setor da Guarda Civil responsável pela promoção do curso.
Para ele, essa é uma importante ferramenta na prevenção ao feminicídio e reforça o Agosto Lilás no combate à violência doméstica. “Por meio da iniciativa, a GCM está dando ênfase às políticas públicas voltadas às mulheres, com compromisso e atuação ética com os direitos humanos”.
Formação – Ao todo, 80 mulheres já participaram do Curso de Defesa Pessoal este ano. A última turma ocorreu na semana passada, dos dias 31 a 4, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares, nos Barris.