Entre os dias 22 e 24 de março, a cidade de Nova York recebe a Conferência da ONU sobre a Água, encontro que decidirá ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A última conferência sobre água aconteceu em 1977, em Mar del Plata, Argentina.
Atentos e engajados nessa temática, João Piedrafita, Rodrigo Belli e Daniel Ilg Leite, fundadores da startup social Água Camelo, foram convidados a apresentar seu case sobre acesso à água de qualidade para indígenas da Amazônia. A parceria entre Água Camelo, Associação Sociocultural Yawanawá e Água AMA, marca da Ambev que destina 100% do lucro para projetos que levam acesso à água potável, permitiu levar mais 180 kits para as outras 13 aldeias, beneficiando 1.700 pessoas na região do Rio Gregório, no Acre. Além dos fundadores da startup, também embarcam para NY Joaquim Yawanawá e Laura Yawanawá, duas lideranças indígenas diretamente envolvidas no projeto e beneficiadas por ele.
“A parceria entre a Água Camelo e AMA vem transformando a realidade de pessoas que não têm acesso a direitos básicos, como água tratada. São diferentes cenários em que estamos trabalhando, tanto em centros urbanos, como na Amazônia. Na Floresta, criamos um case que tem sido reconhecido mundialmente ao levar água filtrada a povos indígenas de 13 aldeias do Povo Yawanawá no estado do Acre. Lá, vimos uma transformação na qualidade de vida de toda a comunidade. Um novo cenário, onde eles param de se preocupar com problemas cotidianos, como doenças causadas pela água que matavam pessoas, e podem manter o papel de fortalecer sua própria cultura e conservar a floresta em pé, que é um grande patrimônio do mundo”, João Manuel, Cofundador da Água Camelo.
A Água Camelo é uma startup de impacto social que leva esperança e qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade social e que não têm acesso à água tratada. Em 2021, a startup foi uma das selecionadas na segunda etapa do programa Aceleradora 100+, programa de inovação aberta da Ambev com foco no crescimento compartilhado e no desenvolvimento sustentável, que conecta soluções de impacto positivo que estejam em linha com os compromissos socioambientais da companhia.
Depois disso, AMA e Água Camelo trabalharam juntas em projetos que já impactaram positivamente mais de 700 pessoas no Morro da Providência, no Rio de Janeiro; e na Aldeia Mutum, na Floresta Amazônica. Além disso, atuaram de forma emergencial na mobilização para ajuda aos povos indígenas do território Yanomami, atuando junto a outras organizações para desenvolver e/ou adaptar sistemas de captação, distribuição e tratamento da água, nas aldeias e polos de saúde da terra indígena.