Em breve, os moradores do entorno da Lagoa dos Patos, localizada entre as ruas Piauí e Maranhão, na Pituba, vão receber o espaço com novas melhorias. A obra está sendo feita realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).
Com um investimento de quase R$600 mil, estão sendo revitalizadas e recuperadas áreas que receberão equipamentos como academia de saúde ao ar livre, área de musculação, parque e espaço infantil. Além disso, será implantado um cachorródromo, um quiosque e a instalação de internet wi-fi gratuita, por meio do Conecta Salvador.
Também estão sendo feitas as trocas e recuperação das estruturas de grafia, recuperação de piso, recuperação e troca de brinquedos, instalação de piso totalmente em grama sintética do parque infantil, além de instalações de fibra e eucalipto tratado. A previsão é que a requalificação seja concluída e entregue para a população até o final deste mês de julho.
O presidente da Desal, Virgílio Daltro reafirma o compromisso que a gestão municipal tem de construir, requalificar e entregar espaços públicos para o uso da população. “Essa requalificação surgiu a partir da solicitação dos próprios moradores. Quando realizamos uma obra desse nível, estamos devolvendo o espaço público para o cidadão e convidando a população para usufruir desse local”, diz.
No entorno também será ampliada em 100% a iluminação, com 17 novos pontos, além de realização de estudo para implantação de iluminação cênica. O serviço será realizado pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Expectativa – Moradora da Pituba há cinco anos, a assistente social Luísa Cardoso, de 66 anos, disse estar ansiosa para a conclusão da obra. “Agradecemos demais à Prefeitura e aos demais órgãos por essa requalificação da nossa praça. Estamos muito felizes. As obras vieram com força total e estão superando as nossas expectativas”.
Para o advogado Alex Carvalho, de 27 anos, a Lagoa dos Patos é um patrimônio comunitário da capital baiana. “É um espaço ecológico lindo. Na pandemia, era um recurso para os moradores circularem com segurança e ficarem bem. Agora, com essa revitalização, será muito melhor ter essa área como mais um equipamento de lazer. Aqui diariamente circulam crianças, idosos, adultos, animais. Estão todos de parabéns”.