No próximo sábado (7), o bloco de samba Alvorada dá largada ao ciclo de eventos para o Carnaval 2024 com o tradicional caruru da agremiação, feira de empreendedores e shows com grupos de samba. O encontro que reúne os associados da primeira agremiação do gênero acontece no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, a partir das 16h, com entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.
Pagode de Bamba, Grupo Movimento e Bambeia são as atrações do evento Exposição de Matriz Africana que integra o calendário anual de festejos do Alvorada que terá participação de Valdélio França, Raimunda Senna, Marco Poca Olho (Samba Tororó) e Romilson (Partido Popular).
A Exposição de Matriz Africana, realizada pelo bloco Alvorada, conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), e apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia (CCPI).
O evento abre as atividades do Carnaval 2024 da agremiação que fomenta os pilares da cultura negra. “Vamos iniciar nossa preparação para o auge que acontece no carnaval quando a gente realiza o maior encontro da família Alvorada levando o nosso samba tradição e firmando nosso compromisso de valorizar nossa cultura e oferecer o melhor para o nosso associado”, disse o presidente do Alvorada, Vadinho França.
Histórico
Criado em 1975, por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira, o bloco é um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade. Como o primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba, desde 1975 tem contribuído para a permanência do ritmo na programação do carnaval, além de estimular o surgimento de outras agremiações, priorizando os artistas da terra.
SERVIÇO
O que: Exposição de Matriz Africana
Quando: 7 de outubro, sábado