HomeCidadeGeomanta beneficia mais de 160 famílias em área de risco de Pau...

Geomanta beneficia mais de 160 famílias em área de risco de Pau da Lima

Mais uma área de risco na região de Pau da Lima foi alcançada com aplicação de uma geomanta pela Prefeitura. A estrutura está localizada na Rua do Ouro e foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, neste sábado (3).

Com pouco mais de 1 mil m² de área, a proteção de encosta vai beneficiar 162 famílias que vivem próximo à encosta que existe na localidade, evitando que futuros deslizamentos de terra ocorram em dias chuvosos. O investimento é de R$207,6 mil, provenientes de recursos municipais.

O prefeito lembrou que, graças ao trabalho realizado pela Prefeitura nos últimos anos, a cidade tem estado cada vez mais preparada para enfrentar os efeitos da chuva. A geomanta da Rua do Ouro, por exemplo, é a 235ª aplicada na capital baiana desde 2016 – a 37ª somente na região administrativa de Pau da Lima.

“Nossa cidade possui 1.040 áreas de risco e, antes, a realidade quando chovia era encosta desabando e casas soterradas. Agora, a intenção é chegar a, pelo menos, 400 áreas protegidas com contenções definitivas e geomantas já concluídas e em andamento pela Prefeitura, desde 2013. Nunca houve tanto investimento para proteção das áreas de risco na história de Salvador e, por isso, temos dois anos sem nenhuma vítima das chuvas na cidade”, declarou Bruno Reis.

A autônoma Rosângela Santos, de 23 anos, revelou o alívio da comunidade após a intervenção. “Aqui era difícil e perigoso, pois havia o risco de o barro descer, cair em cima da casa e soterrar a gente. Era um local cheio de mato e lixo, dava muito medo quando chovia. Agora melhorou bastante, estamos supertranquilos”, relatou.

Trabalho contínuo – De acordo com o diretor-geral da Codesal, o trabalho contínuo realizado pela administração municipal tem sido extremamente importante, principalmente para minimizar na cidade os efeitos das mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo neste momento. “Já estamos no mês de setembro e ainda continua chovendo em Salvador. Chegou uma frente fria que, além de derrubar as temperaturas, com até 19ºC, veio acompanhada de ventos fortes de até 56,2km por hora, que chegaram a destelhar algumas casas. Por isso, o trabalho continua para garantir a segurança dos cidadãos”, declarou Macêdo.

A Codesal monitora 18 mil m² de áreas de risco e, conforme o diagnóstico realizado pelas equipes em campo, as localidades que mais necessitam da aplicação da tecnologia têm sido alcançadas. As geomantas são extremamente seguras e sempre passam por manutenção cotidiana, mas nem toda a situação comporta o uso da técnica. Técnicos do órgão fazem a análise e apontam a possibilidade da instalação da estrutura a partir da análise de inclinação do talude, entre outros critérios.

Além disso, dentro da estratégia de prevenção aos desastres naturais, a gestão municipal realiza obras de contenções definitivas de solo grampeado ou cortina atirantada. Já são 132 áreas da cidade alcançadas com essas intervenções.

Previsão – Para este sábado, a previsão é de céu nublado e parcialmente nublado com chances de até 60% de chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia. No domingo (4), o clima instável deve permanecer, mas as chances de chuvas caem para 30%, sem riscos para alagamentos e deslizamentos.

Mais anúncios – O prefeito também anunciou a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade, atendendo ao pedido dos próprios moradores. A medida se soma aos 52 campos e quadras autorizados para realização de obras nos últimos dias.

Ao vistoriar as obras da ligação viária Gal Costa x Pau da Lima, que fica ao lado da Rua do Ouro, Bruno Reis afirmou que a expectativa é de que a nova via seja entregue até novembro próximo. O projeto prevê a criação de um binário para resolver os engarrafamentos da rua direta de São Marcos, melhorando bastante a vida de quem trabalha e mora na região.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments