Uma nova turma de colaboradores das Prefeituras-Bairro de Salvador participou, na tarde desta segunda-feira (24), da capacitação em primeiros socorros, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na sede do órgão, em Pau Miúdo. O objetivo é qualificar os atendentes para que possam atuar em casos de urgência nas unidades.
Com carga horária de 4h, o curso abordou assuntos relacionados a sangramentos, parada cardiorrespiratória, convulsões, ferimentos e fraturas. O instrutor do Núcleo de Educação da Samu, Renato São Bernardo, reforçou a importância de os colaboradores dos distritos das Prefeituras-Bairro da capital possuírem conhecimentos e técnicas de primeiros socorros.
“Ter esse norte enquanto o Samu não chega contribuirá muito para que esses colaboradores saibam proceder antes da chegada dos profissionais da área da saúde. São conhecimentos básicos, porém muito efetivos, para que esses colaboradores saibam desenrolar qualquer intercorrência que venha acontecer”.
Percepção – Há dois anos como colaborador da Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga, Edmilson Ramos disse nunca ter presenciado ou vivenciado uma necessidade de utilização de técnicas de primeiros socorros. No entanto, a partir de agora, o conhecimento adquirido na capacitação o ajudará em uma eventual necessidade.
“Sempre tive interesse em receber técnicas de primeiros socorros, até por necessidade mesmo, para casos que venham a ocorrer em casa, na comunidade onde moro ou no transporte público”, pontuou.
Mais turmas – Nesta terça-feira (25), colaboradores da Secretaria Municipal da Educação (Smed) receberão o treinamento, também no turno da tarde. Cerca de 35 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares participarão da atividade.