A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Manutenção (Seman), está realizando serviços de melhorias na infraestrutura e na acessibilidade de dois importantes prédios públicos da cidade: o Palácio Arquiepiscopal e a sede da Fundação Gregório de Matos (FGM), que ocupa as instalações do antigo Hotel Castro Alves, ambos localizados no Centro Histórico. As ações contemplam intervenções na parte externa dos imóveis, como reboco e pintura, além de reparos nas partes hidráulicas, elétricas e nas instalações, de maneira geral.
A sede da FGM, localizada na Barroquinha, passou por serviços de revisão de cobertura, inclusive com melhorias nas estruturas feitas de madeira, verificação das instalações pluviais, ações de impermeabilização e a substituição de forros danificados. As melhorias tiveram investimentos de R$70 mil. Técnicos da Seman fazem os últimos ajustes do trabalho, que já está na fase final.
Ao acompanhar os serviços de manutenção que estão em andamento, o titular da Seman, Lázaro Jezler, destacou a importância do imóvel da atual sede da FGM: “É um prédio que representa o marco na história da cidade, além de receber shows e eventos, realiza parte da nossa política de Cultura, com oficinas e serviços ofertados à população. Com certeza, precisa ser muito bem cuidado”, pontua.
Já o Palácio Arquiepiscopal, situado na Praça da Sé, recebeu nova pintura e restauro da fachada, reforço estrutural, novas instalações elétricas, manutenção e instalação de novas esquadrias, pintura interna e instalação de novos sanitários. A previsão é que todo o serviço seja concluído até dezembro deste ano.
De acordo com o secretário da Seman, a gestão pública municipal tem um olhar muito sensível no cuidado com a cidade. “Sempre foi uma prioridade para nós zelar por Salvador, e esse trabalho inclui a manutenção dos prédios públicos e dos sítios históricos”, destaca.
O secretário de Manutenção destaca ainda o trabalho preventivo que é executado pela pasta. “Nós, como Prefeitura, temos esse compromisso de conservar os espaços, em especial os prédios públicos, promovendo essa manutenção preventiva. Trabalhamos em parceria com a Defesa Civil de Salvador, que está sempre atenta realizando vistorias, antes das nossas intervenções”, explicou Jezler.
Cronograma de atividades – No último mês, a Seman concluiu as melhorias em seis prédios públicos. As intervenções foram realizadas no Abrigo Dom Pedro II (Garcia), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – Semdec (Comércio), na Superintendência de Trânsito de Salvador – Transalvador (Vale dos Barris), Fundação Mário Leal Ferreira – FMLF (Comércio) e na sede do Conselho Tutelar da Pituba.