Andando por pontos monitorados na capital baiana, uma mulher e um homem, foragidos da Justiça pelos crimes de tráfico de drogas e roubo, respectivamente, foram encontrados pela polícia com o auxílio das câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Casos aconteceram na manhã deste domingo (21).
Às 6h18, o alerta de 91% de semelhança foi apontado nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) no Centro de Operações e Inteligência (COI). Rapidamente equipes da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho) foram acionadas e identificaram a criminosa.
Após conferirem os documentos, os PMs a encaminharam a mulher para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). Na unidade da PC, onde a mulher segue custodiada à disposição da Justiça, o mandado expedido pela 1ª Vara de Tóxicos de Salvador, em setembro de 2018, foi cumprido.
Três horas depois, por volta das 9h11, após um homem passar por um dos pontos monitorados, foi dado o alerta de 91%. Policiais da 1ª CIPM (Pernambués) foram acionados e identificaram o suspeito, que tinha mandado de prisão expedido pela 12ª Vara Criminal de Salvador.
O homem foi levado para a Polinter onde teve o mandado cumprido e aguarda decisão judicial.
Com as prisões, a SSP contabiliza o número de 382 criminosos capturados com a ajuda do sistema de câmeras inteligentes.