Salvador vai sediar mais uma edição do NordesteLAB, evento de discussão do mercado audiovisual no Brasil, nos próximos dias 5 a 7 de agosto, no Goethe-Institut, no Corredor da Vitória. Este ano, mais de 30 players como Downtown, Vitrine Filmes, Paris Entretenimento, Gullane+, além das principais plataformas de streamings em atuação no país – como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, HBO MAX e Paramount, que detém mais de 70% dos assinantes brasileiros -, avaliam projetos em busca de mais diversidade e novas histórias em seus catálogos.
As inscrições são gratuitas para mesas temáticas e painel, e podem ser realizadas no site www.nordestelab.com.br, onde também está disponível a programação completa. O projeto NordesteLAB foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, diz ser muito importante para a cidade sediar o NordesteLAB, neste momento de fortalecimento do audiovisual na capital baiana. “Hoje, gigantes do setor enxergam o potencial criativo de Salvador, graças às nossas ações estratégicas, que alavancaram o posicionamento do setor audiovisual de Salvador para todo o mundo. Celebrando essas conquistas, o NordesteLAB vem, este ano, como uma peça essencial para a cidade. O evento que abraça empreendedores, artistas e talentos locais, e coloca todo mundo na mesma mesa, com discussões muito frutíferas. Então, esse é um evento fundamental e que a gente tem muito orgulho de poder impulsionar”, avalia.
Oportunidades – Profissionais do audiovisual de 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão participar do debate. De acordo com os organizadores, o ponto alto serão as Rodadas de Negócios. O coordenador geral do evento, Gabriel Pires, explica que será a oportunidade de conhecer as potencialidades do mercado.
“Precisamos dialogar com as plataformas, criar confiabilidade nas entregas que as produtoras de nossas regiões podem fazer para elas. Ainda temos uma TV aberta muito forte no país, mas há uma contínua migração da audiência para essas outras formas de consumir produtos audiovisuais e precisamos estreitar cada vez mais as nossas relações com os detentores da maior fatia deste mercado”, afirma.
Além das Rodadas de Negócios, o evento terá Masterclasses, Clínicas Jurídicas, Negócios Internacionais e de Distribuição de Impacto, e Laboratório Universitário com acesso apenas para inscritos. Também haverá Painel e Mesas Temáticas com acesso aberto ao público gratuitamente.
O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, disse estar orgulhoso da pareceria com o NordesteLAB. “Apoiar iniciativas como essa é reafirmar o compromisso com o fortalecimento do setor audiovisual soteropolitano e com a democratização das oportunidades no Brasil. Ver Salvador sediando um encontro que impulsiona negócios, forma redes e valoriza os talentos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste é motivo de celebração para a cultura da cidade”, declara.
Programação – Um dos assuntos tratados nas Mesas Temáticas é “Reforma Tributária e o Impacto no Setor Audiovisual” com João Nobre (SERT-MF), André Horta Melo (Consefaz), Danielle Barros (Secult-RJ e Fórum dos Secretários) e Gustavo Amaral (Apro). A mesa acontece no dia 7, às 14h30, e tem mediação de Gabriel Pires.
No dia 8, às 10h, o evento traz Carolina Aguirre, roteirista da série argentina “Invejosa”, e Mayra Lucas, produtora da série “De Volta aos 15”, na Mesa Temática “Do Rascunho ao Streaming: Mulheres à frente do Sucesso das Séries Latinas”. A mediação fica por conta de Aline Fontes.
Outro destaque na programação no dia 8, mas às 11h15, é a mesa temática “Documentário Brasileiro: A utilização de imagens de arquivos, do desembaraço a escolhas narrativas” com Emílio Domingos, diretor do documentário “Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinicius”, e Lucas H. Rossi, diretor do documentário “Othelo, o Grande”, com mediação de Izabel Melo.
Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, o NordesteLAB 2025 tem patrocínio do Sebrae Bahia, parceria do YouTube e apoio do Goethe-Institut, Projeto Paradiso, Tem Dendê Produções, Embaixada da França no Brasil, Abramus, Movioca, SalCine e Aliança Francesa. O evento também é apoiado pelo Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura, e foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado.